terça-feira, 21 de junho de 2011

"Abrindo caminhos" e "Para além da tragédia" - estudos sobre as populações negras são lançados pela Editora Appris

A Editora Appris lança dois importantes livros na área de estudos sobre as populações negras. O NEPN/UNEB, recomenda estas publicações. Segue o release:
I - O livro Abrindo Caminhos, Construindo Novos Espaços de Afirmação: ações afirmativas para a população negra brasileira na educação profissional e tecnológica apresenta sob o prisma da História da Educação três perspectivas. A primeira é o diálogo com a história do trabalho no Brasil a fim de perceber os sujeitos participantes e construtores dessa História. A segunda traz para o seio da discussão uma reflexão sobre o ensino profissionalizante e a inserção da juventude negra, sobretudo, nas escolas técnicas federais e, por último um debate histórico sobre as políticas públicas de ações afirmativas no Brasil e no mundo, especialmente na educação tecnológica. Nesse passeio pela História do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, são invisíveis, invisibilizados, mas também, dos que nunca trabalharam nem construíram e estão às vistas da História encontrei de bacharéis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta nação. Vi as teorias eurocêntricas nortearem a educação sem considerar sua formação étnica e racial. O resultado desse trabalho aqui para sua reflexão. Afirmativas reflexões!

II - O livro Para Além da Tragédia: África e Brasil sob olhar literário apresenta, sob o viés do ensaio literário, duas perspectivas. A primeira, o diálogo com a literatura africana, neste caso a de Guiné-Bissau, apresentando a obra de Abdulai Silá A última Tragédia pela análise e cotejo tanto pelos caminhos da história como da literatura. Em outra perspectiva, aparece um escritor negro baiano, Aloísio Resende, que na década de 30 do século passado versava nas páginas dos jornais uma estética poética centrada no Candomblé. Assim, podemos dizer que o livro do autor Denilson Lima Santos traz a agenda do dia as possíveis semelhanças e diferenças entre a literatura africana e brasileira, neste momento tão apropriado em que as questões étnicas tem sido tão discutidas tanto na Academia quanto em outras instâncias sociais.
Estas publicações podem ser adquirida através do site da Editora  http://www.editoraappris.com.br/
 

3 comentários:

  1. Parabéns Denilson, tenho orgulho de conhecer você! Dra.Hilvânia

    ResponderExcluir
  2. Tenho a satisfação de ser sua editora!! Marli

    ResponderExcluir
  3. Não encontro o livro em livrarias em minha cidade : (

    ResponderExcluir