quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sertões da Bahia, novo livro do prof. Erivaldo Fagundes Neves

No próximo sábado dia 06 de agosto, à partir das 10:00h, a Livraria LDM (Rua Direita da Piedade, nº 22, Piedade. Próximo ao Banco do Brasil e à Secretaria de Segurança Pública) será palco do lançamento de mais um livro do nprofessor Dr. Erivaldo Fagundes Neves. O prof. Erivaldo já é conhecido pela sua dedicada atenção à história do sertão baiano, desta vez ele trá consigo um conjunto de autores que tem investido nessa interesante seara. O NEPN/UNEB recomenda este evento e a aquisição desta obra.

A OBRA:
 Este estudo coletivo dos sertões da Bahia pretende oferecer um panorama de viveres comunitários e de recortes regionais com o objetivo de ampliar as possibilidades de investigação de suas peculiaridades e estimular novos estudos de cotidianos históricos das diversas Bahias sertanejas. Organizado para uso de alunos de História da Bahia, atende também a interesses de estudiosos da economia, da sociedade, da cultura e da vida política desta unidade federativa. Apresenta análises tanto de algumas opções temáticas quanto de determinados recortes espaciais, em formato diferente dos tradicionais compêndios de história de unidades federativas, que tentam abarcar as suas totalidades territoriais. Do mesmo modo que a História do Brasil, a da Bahia não se caracteriza por um somatório de fatos e dados regionais e locais ou de assuntos sobre determinados temas, porque deve registrar os grupos sociais nas suas articulações inter-regionais, nacionais e exteriores, cujas memórias se conseguem recuperar.
 Para o estudo de viveres e saberes de grupos humanos recorre-se ao uso de diferentes recursos metodológicos através da articulação de temas específicos ou do cotidiano de determinadas comunidades, sem que se constituam fragmentos do todo, mas conhecimentos de experiências sociais em tempos e lugares historicamente construídos por distintos grupos, em diferentes formas de interação social, diversificação cultural, integração econômica e articulação política.

O ORGANIZADOR:
 Cursou Licenciatura em História na Universidade Católica do Salvador (1976), Especialização em Conteúdo e Métodos do Ensino Superior na Universidade Federal da Bahia (1977), Mestrado em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e Doutorado em História na Universidade Federal de Pernambuco (2003), com um ano de bolsa na Universidade de Salamanca (Espanha). Professor pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência de ensino na área de História, em cursos de graduação, especialização e mestrado nas disciplinas: História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil, Evolução do Capitalismo, História da Bahia, Metodologia da Pesquisa Histórica, Historiografia, História Regional e Local e História Agrária. Desenvolve pesquisas sobre os sertão da Bahia, escravidão na pecuária e nas policulturas do semi-árido, História Agrária, Teoria e Metodologia da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário